Implantar um e-commerce não é uma tarefa fácil, precisa de muita dedicação e organização para que a loja tenha sucesso no digital. Porém, investir nessa área pode ser exatamente o que seu negócio está precisando.
O e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões apenas em abril. Um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019.
Sendo assim, fica claro que o e-commerce não é apenas uma oportunidade para os próximos anos e nem apenas para outros empreendedores. Esse é um negócio do presente e também é para você.
Por isso, como forma de ajudar nesse processo, separamos 10 passos para você montar seu e-commerce de sucesso.
1- Estude o seu mercado
Antes de tudo, é muito importante entender como se comporta o seu segmento no meio digital. Isso deve ser feito a partir de uma pesquisa de mercado. Nela contém análises sobre os seus concorrentes, consumidores e produtos. Tudo isso vai ajudar a sua equipe a estruturar melhor a sua loja virtual.
Esta pesquisa de mercado a própria empresa pode fazer ou terceirizar para empresas especializadas nisso.
2- Entenda o seu público alvo
Compreender qual é o perfil do seu consumidor e a jornada de compra dele no online, ajuda a sua equipe a estabelecer estratégias focadas em alcançar esse público e transformar essas pessoas em clientes.
Isso também pode ser descoberto por meio pesquisa de mercado.
3- Contrate uma agência
Não adianta ter apenas um produto de qualidade, se o cliente não entende o valor, ou tão pouco, sente a necessidade de possuir seu produto.
Com muita gente disputando o mesmo espaço é necessário ter estratégias de marketing digital para se destacar entre a concorrência.
Sendo assim, a contratação de uma agência te ajudará em vários aspectos, entre eles:
Escolha da melhor plataforma;
Processo de implantação;
Entender as funcionalidades ideais;
Treinamento da sua equipe;
Montar estratégias junto a sua equipe.
Se você ainda não tem uma agência para implantar o seu e-commerce fale com o nosso especialista!
4- Pesquise a melhor plataforma para o seu negócio
Cada plataforma apresenta um conjunto de funcionalidades, umas mais completas e outras mais simples.
É essencial que você tenha em mente que seu website precisa agregar atividades específicas, como por exemplo:
Facilidade para cadastrar produtos e descrições;
Agilidade no carregamento das páginas – para evitar a perda de vendas;
Possibilidade de customização do layout e;
Elementos de segurança para efetuar pagamentos.
Dessa forma, ao pesquisar uma plataforma de e-commerce, analise a largura da banda, a compatibilidade, confiabilidade e seu nível de segurança. Assim, identifique que plataforma mais se adequa e atende as necessidades do seu negócio.
5- Invista em segurança e antifraude
Temos acesso a uma pequena quantidade de todas as informações no online, muitos dados e segredos rodam na internet . Nesse sentido, é sempre importante proteger a sua loja e os seus consumidores de possíveis problemas que possam ocorrer no site. Devido a isso o investimento na segurança do site e em processos antifraudes são fundamentais.
6- Escolha as formas de pagamento
Existem duas formas de estruturar o pagamento na plataforma, são elas:
Contratar intermediadores de pagamento, ou seja, empresas terceirizadas para fazer essa transação, por exemplo: PayPal, PagSeguro e Mercado Pago.
Gateway de pagamento: escolhendo esse, as soluções de pagamento já estarão integradas a sua plataforma.
7- Organize a integração com o estoque
A integração com estoque serve para te ajudar na gestão dos produtos e pedidos feitos na loja.
Dessa forma, se você possui uma loja física, o ideal é integrar o ERP usado na gestão da loja com o e-commerce para centralizar em uma ferramenta. No entanto, se é apenas um e-commerce é importante ter um local físico para manter o estoque e ter um controle maior.
8 – Organize o frete
Para organizar o frete, em primeiro lugar é necessário entender para quais regiões você vai vender, se apenas para uma região específica ou para todo o Brasil. Depois disso, organizar a forma de entrega, se será apenas pelos correios, por um sistema de entrega próprio ou se será necessário contratar uma transportadora.
9- Tenha alguém responsável pelo e-commerce
Quando você tem um funcionário ou uma equipe responsável apenas pelo e-commerce as análises e demandas ficam concentradas neles, isso otimiza tanto o processo de vendas quanto as estratégias de melhorias para o seu negócio.
10- Estruture estratégias de marketing digital
Por fim, após entender todo o mercado, como quer o seu e-commerce e para quem, quer vender, estruture uma estratégia de marketing para que as pessoas conheçam a sua loja digital e comprem nela. Afinal, sabemos que no meio digital o consumidor tem mais opções de lojas do que no presencial, então nada melhor do que uma boa estratégia para ele escolher a sua!
Se não tiver estrutura dentro da empresa, esse serviço pode ser terceirizado, assim, paga uma mensalidade para uma agência que fará toda essa estratégia para você!